A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE NELAS ATUAM THE UNIVERSALIZATION OF THE MUNICIPAL SCHOOL LIBRARIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO AND THE PROFESSIONALS THAT ACT IN THEM

Autores

  • Patrícia Corsino
  • Rafaela Vilela
  • Sônia Travassos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39287

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Universalização. Mediadores de leitura. School library. Universalization. Mediators.

Resumo

Este artigo discute a universalização das bibliotecas escolares de municípios do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a Lei 12.244 que determina esta universalização até 2020, e apresenta reflexões sobre o profissional que nelas atuam e suas funções. Trata-se da análise de parte das respostas de um questionário distribuídos às 92 secretarias municipais de educação do estado que obteve 67% de retorno. A pesquisa
evidencia que os municípios ainda não universalizaram as bibliotecas nas escolas, especialmente na Educação Infantil, e que pouco mais da metade já colocou este tema em pauta. Mostra também poucas reflexões sobre o profissional que atua nas bibliotecas escolares. No entanto, a maioria das respostas consideram que das funções atribuídas a ele incluem a organização do espaço, o tratamento do acervo e ações mediadoras da leitura.

 

This article discusses the universalization of the school libraries of municipalities of the state of Rio de Janeiro, in view of law 12.244 that determines this universalization until
2020, and presents reflections on the professionals who work in them and their functions. It is the analysis of part of the answers of a questionnaire distributed to the
92 municipal secretaries of education of the state that obtained 67% of return. The research shows that municipalities have not yet universalized libraries in schools,
especially in early childhood education, and that little more than half has already put this topic in the agenda. It also shows few reflections about the professional who works in school libraries. However, most of the answers consider that the functions assigned to him include the organization of space, the treatment of the collection and mediating actions of reading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas

instituições de ensino do País. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

/2010/lei/l12244.htm Acesso em: 22 de agosto de 2015.

BRITTO, Luis Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de Ensino Básico. Tese. Doutorado em Ciência da Informação. UFMG,

CAMPELLO, Bernadete. A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem. In: Paiva, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p.127-142.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio, Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, p. 171-193.

CARVALHO, Maria da Conceição. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p.21-

CARVALHO, Maria da Conceição. Biblioteca escolar, lugar privilegiado da leitura literária? In: Machado, Maria Zélia Versiani (org.) A criança e a leitura literária – livros, espaços e mediações. Curitiba: Positivo, 2012.

CASTRILLÓN, Silvia. Entrevista. In: Revista Biblioo – Cultura informacional, n.6, nov. 2011.

Disponível em: http://biblioo.info/silvia-castillon/ Acesso em: 22 de agosto de 2015.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Legislação Básica. Disponível em:

http://www.cfb.org.br/institucional.php?codigo=7 Acesso em: 22 de agosto de 2015.

CORSINO, Patricia. Literatura e infância: reflexões e questões. Anais do III Congresso Internacional Diálogos sobre Diálogos. Niterói, RJ: UFF, 2010a.

CORSINO, Patricia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: Paiva,

Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010b, p.183-204.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FRAGOSO, Graça Maria. A lei e seus desdobramentos. In: BRASIL, SEB/MEC. Boletim Salto para o Futuro – Série: Biblioteca escolar: que espaço é esse? Rio de Janeiro, TV Escola – v.21, n.14, out. 2011, p.12-17. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114-

BibliotecaEscolar.pdf Acesso: 22 de agosto de 2015.

MATTOS, Maria Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. Dissertação de Mestrado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MOLLO, Glaucia; NOBREGA, Maria José. Introdução. In:

BRASIL, SEB/MEC. Boletim Salto para o

Futuro – Série: Biblioteca escolar: que espaço é esse? Rio de Janeiro, TV Escola – v.21, n.14, out. 2011, p.4-11. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114-

BibliotecaEscolar.pdf Acesso: 22 de agosto de 2015.

PAULA, Chico de. Biblioteca Escolar no Brasil: os desafios e as oportunidades que a Lei 12.244/10 impõe a biblioteconomia. In: Revista Biblioo – Cultura informacional, n.6, nov.

Disponível em: http://biblioo.info/silvia-castillon/ Acesso em: 22 de agosto de 2015.

PERROTTI, Edmir. A organização dos espaços de leitura na Educação Infantil. In: Brasil. Coordenação Geral de Educação Infantil Literatura na educação infantil: acervos, espaços e

mediações / Monica Correia Baptista ... [et al.], org. – Brasília: MEC, 2015.

SERRA, Maria Beatriz de Almeida. Livros de literatura para bebês e crianças pequenas: concepções de autores e editores brasileiros premiados. Dissertação de Mestrado em

Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, Ezequiel. Teoria e Prática da Leitura. In: SILVA, Ezequiel. Leitura e Realidade Brasileira. São Paulo: Mercado Aberto, 1983.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Corsino, P., Vilela, R., & Travassos, S. (2018). A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE NELAS ATUAM THE UNIVERSALIZATION OF THE MUNICIPAL SCHOOL LIBRARIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO AND THE PROFESSIONALS THAT ACT IN THEM. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39287

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas