At Our childhoods and the right to the city in times of pandemic in the city of São Gonçalo-RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51065Keywords:
Childhoods, Right to the city, Pandemic, Schooling, Geographical readingAbstract
This article has as its theme the study of childhood during the pandemic and its general objective is to discuss how the new coronavirus pandemic (COVID-19) and the necessary social isolation are impacting the development of geographic readings and the construction of an understanding of the rights to the city for childhoods in the city of São Gonçalo-RJ. The methodology used presents a qualitative approach, based on Popular Education (FREIRE, 1989) and Geographic Education (CALLAI, 2005; CAVALCANTI, 1998; LOPES, 2006). The results show that, in the context of the reality of children from working classes, childhoods are marked by the denial of several rights, including the right to education and, both within and outside the pandemic context, they are still largely unable to enjoy, of the city, because they were inhumanly robbed of their rights within the urban fabric.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC. 1981.
BRASIL. Governo Federal. Agência Nacional de Telecomunicações. 2020. Disponível em: <https://www.anatel.gov.br/institucional/>. Acesso em: 17 fevereiro. 2021.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago., 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.
CARTA MUNDIAL PELO DIREITO À CIDADE. Disponível em: <https://www.suelourbano.org/wp-content/uploads/2017/08/Carta-Mundial-pelo-Direito-%C3%A0-Cidade.pdf>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2021.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
_____. Geografia, escola e Produção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. 194p.
FILHO, Manoel Martins de Santana. Educação geográfica, docência e o contexto da COVID-19. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50449>. Acesso em: 13 de fevereiro de 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016.
______. Pedagogia do Oprimido. 67ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Tradução Jeferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes-Selo Martins, 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2021.
INVESTIGADOR, Coletivo. Relatório Técnico de Pesquisa: Educação em tempos de pandemia na cidade de São Gonçalo – RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Formação de Professores. Setembro de 2020.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES, Jader Janer Moreira. Crianças e vivências espaciais em tempos de confinamento e pandemia, 2020 Disponível em: <https://paizinhovirgula.com/criancas-e-vivencias-espaciais-emtempos-de-confinamento-e-pandemia/>. Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
______. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: Territorialidades Infantis, In. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.103-127, jan./jun., 2006.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Ler o Espaço para Compreender o Mundo: algumas notas sobre a função alfabetizadora da Geografia. Revista Tamoios – jul./ dez., 2005, ano II, nº 02, p. 23 - 30. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/ojs/index.php/tamoios/article/viewFile/646/681>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2000.
STRAFORINI, Rafael. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo. Ano 18, vol. I, n. 8. p. 95 - 114. jan./jun., 2002. Disponível: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/203>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2021.
______. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
TAVARES, Maria Tereza Goudard. Os “Pequenos” e a Cidade: o Papel da Escola na Construção do Direito à Cidade. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 22 nº 78, jul./dez., 2007.
TAVARES, Maria Tereza Goudard; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; MACEDO, Nayara Alves. Impactos da pandemia de Covid-19 na Educação em São Gonçalo In. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 77-100, jan./jan., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1980-4512. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78996>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 André Tinoco, Thiago Simão, Clara Regina Moscoso, Thaís
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).