IMAGENS DE PROFESSORES: RELAÇÕES ENTRE CULTURA VISUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE

RELATIONS BETWEEN VISUAL CULTURE AND TEACHER EDUCATION

Autores

  • Tamara Insauriaga Bueno Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Maiane Liana Hatschbach Ourique Universidade Federal de Pelotas Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/1d1grh21

Palavras-chave:

Cultura Visual. Formação docente. Perspectiva crítica. Discursos. Reflexão.

Resumo

Este artigo explora a relação entre cultura visual e formação docente, com o objetivo de iluminar o potencial de incorporar elementos visuais na formação de educadores. Baseando-se em uma revisão bibliográfica, complementada pela análise de imagens e outros elementos da cultura visual, o estudo reflete sobre os mitos que cercam a cultura visual, a necessidade de preparo crítico e a influência dos interesses comerciais. Com o apoio de Hernández, Martins e Tourinho o estudo enfatiza a importância de considerar diversos discursos e experiências, buscando aprofundar a compreensão das imagens que moldam nossas percepções sobre professores e alunos. O artigo conclui destacando a importância da constante reflexão e reavaliação das representações visuais na formação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamara Insauriaga Bueno, Universidade Federal de Pelotas

    Doutoranda pela Universidade Federal de Pelotas. Professora de Educação Infantil. Foi bolsista CNPq do Mestrado em Educação da UFPel, tendo como título da dissertação "A experiência estética na formação de professores: a (sub)existência das sensibilidades na construção da docência". (2023). É graduada em Pedagogia pela referida instituição. (2021). Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq - UFPel). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: educação, formação de professores, educação infantil, estética, arte e música.

  • Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação Docente e Reconhecimento das Infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Referências

DAVIES, Simone. A criança Montessori: guia para educar crianças curiosas e responsáveis. São Paulo: Nversos Editora, 2021.

FISCHMAN, Gustavo. E. (2004). Reflexões sobre Imagens, Cultura Visual e Pesquisa Educacional. In Maria Ciavatta Educaçao e Imagens, Sao Paulo, Voces Editora, 109-127.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo, 2013. Disponível em: <http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2022.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.

TREVISAN, Amarildo L. Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no contemporâneo. Caxias do Sul: Educs, 2020.

FILMOGRAFIA

Como Estrelas na Terra (Taare Zameen Par, 2007), de Aamir Khan e Amole Gupte

Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007), de Richard LaGravenese

Matilda (Matilda, 1996) , de Danny DeVito

O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa smile, 2004), de Mike Newell

Os Catadores e Eu (Les Glaneurs et la Glaneuse, 2000), de Agnès Varda

Semenstes podres (Mauvaises herbes, 2018), de Kheiron

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989), de Peter Weir

Vem dançar (Take the Lead, 2005), Liz Friedlander

Downloads

Publicado

2025-11-20

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

IMAGENS DE PROFESSORES: RELAÇÕES ENTRE CULTURA VISUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATIONS BETWEEN VISUAL CULTURE AND TEACHER EDUCATION. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/1d1grh21