IMAGENS DE PROFESSORES: RELAÇÕES ENTRE CULTURA VISUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE
RELATIONS BETWEEN VISUAL CULTURE AND TEACHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22409/1d1grh21Palavras-chave:
Cultura Visual. Formação docente. Perspectiva crítica. Discursos. Reflexão.Resumo
Este artigo explora a relação entre cultura visual e formação docente, com o objetivo de iluminar o potencial de incorporar elementos visuais na formação de educadores. Baseando-se em uma revisão bibliográfica, complementada pela análise de imagens e outros elementos da cultura visual, o estudo reflete sobre os mitos que cercam a cultura visual, a necessidade de preparo crítico e a influência dos interesses comerciais. Com o apoio de Hernández, Martins e Tourinho o estudo enfatiza a importância de considerar diversos discursos e experiências, buscando aprofundar a compreensão das imagens que moldam nossas percepções sobre professores e alunos. O artigo conclui destacando a importância da constante reflexão e reavaliação das representações visuais na formação docente.
Downloads
Referências
DAVIES, Simone. A criança Montessori: guia para educar crianças curiosas e responsáveis. São Paulo: Nversos Editora, 2021.
FISCHMAN, Gustavo. E. (2004). Reflexões sobre Imagens, Cultura Visual e Pesquisa Educacional. In Maria Ciavatta Educaçao e Imagens, Sao Paulo, Voces Editora, 109-127.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo, 2013. Disponível em: <http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2022.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.
TREVISAN, Amarildo L. Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no contemporâneo. Caxias do Sul: Educs, 2020.
FILMOGRAFIA
Como Estrelas na Terra (Taare Zameen Par, 2007), de Aamir Khan e Amole Gupte
Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007), de Richard LaGravenese
Matilda (Matilda, 1996) , de Danny DeVito
O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa smile, 2004), de Mike Newell
Os Catadores e Eu (Les Glaneurs et la Glaneuse, 2000), de Agnès Varda
Semenstes podres (Mauvaises herbes, 2018), de Kheiron
Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989), de Peter Weir
Vem dançar (Take the Lead, 2005), Liz Friedlander
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tamara Insauriaga Bueno, Maiane Liana Hatschbach Ourique (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




