MOTRICIDADE LÚDICA, CONSTRUTIVISMO E ESCOLA BÁSICA: DIAGNÓSTICOS E PROBLEMATIZAÇÕES

Autores/as

  • Fagner Henrique Guedes Neves
  • Sueli Soares de Sá Mancebo
  • Paulo Pires de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39712

Palabras clave:

Motricidade, Ludicidade, Construtivismo, Escola Básica

Resumen

Este trabalho explora debates entre a motricidade lúdica, a psicogênese construtivista e a educação escolar. Nesse âmbito, a investigação busca analisar o papel da motricidade lúdica em atividades educativas multidisciplinares construídas nos ciclos iniciais de uma rede municipal de ensino situada no Grande Rio. Articulando enfoques teóricos, documentais e empíricos, a pesquisa aponta como lacunar a influência do construtivismo e da motricidade lúdica sobre as práticas pedagógicas. Fatores como a cultura escolar e a qualificação profissional docente são obstáculos a enfrentar. É preciso repensar tais estruturas para estimular e favorecer aprendizagens. Se a natureza do desenvolvimento infantil é lúdica, assim também poderia ser o processo educativo que é oferecido à criança na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998.

BRASIL. Subsídios às Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Conselho Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 1999.

BRUNER, Jerome. Desarrollo cognitivo y educación. Madrid: Morata, 1988.

BRUNER, Jerome. Acción, pensamiento y lenguaje. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

CHARLOT, Bernard. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KISHIMOTO, Tizuka Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

KISHIMOTO, Tizuka Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LISTON, Daniel. ZEICHNER, Kenneth. Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. Madrid: Morata, 1993.

MACEDO, Lino de. PETTY, Ana Lúcia Sicol. PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MONTEIRO, António Reis. História da educação - do antigo "direito de educação" ao novo "direito à educação". São Paulo: Cortez, 2006.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.

QUEIROZ, Paulo Pires de. Violência e indisciplina enquanto transgressões que excluem o aluno do cotidiano escolar. In: RevistAleph, Niterói, nº 28, Jul 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, Lev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Ed. Universidade de São Paulo, 1998.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Portugal: Edições 70, 1995.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Neves, F. H. G., Mancebo, S. S. de S., & Queiroz, P. P. de. (2019). MOTRICIDADE LÚDICA, CONSTRUTIVISMO E ESCOLA BÁSICA: DIAGNÓSTICOS E PROBLEMATIZAÇÕES. RevistAleph, (33), 103-123. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39712