A PANDEMIA E AS ATIVIDADES REMOTAS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC)
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50696Palabras clave:
Trabalho Docente. Programa de Pós Graduação em Educação/IFC. Formação Discente. Contexto Pandêmico. Trabalho Remoto.Resumen
x
Descargas
Citas
ANDRADE, Danielle Müllerc de et al. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, p. e150120-e150120, 2020.
ARAÚJO-JORGE, Tânia et al. Os efeitos do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 no corpo discente da pós-graduação do IOC. 2020. Disponível em: Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44655 Acesso em 19, abr, 2021
BARBOSA, Ana Luiza Neves de Holanda; COSTA, Joana Simões de Melo; HECKSHER, Marcos Dantas. Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: Ampliação de desigualdades já existentes?. 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10186/1/bmt_69_mercdetrabalho.pdf Acesso em 16, abr, 2021.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Lua Nova: Revista de cultura e política, n. 38, p. 223-237, 1996.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a- -distancia/. Acesso em 10 jul. 2020.
BEZERRA, Narjara Peixoto Xavier; VELOSO, Antonia Pereira; RIBEIRO, Emerson. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia: Redefining teaching practice: experiences in times of pandemic. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. 323917-323917, 2021.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. SP., Ed Paz e Terra, 1986.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-40, 2007.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo #22 • volume 7 • número 3 • agosto 2020
HABERMAS, J. Comentários à ética do discurso. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC). Apresentação de Proposta para Curso Novo (APCN). Mestrado Acadêmico em Educação, 2018.
JUNIOR, Afranio Ferreira Neves et al. Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Cursos EaD da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). EaD em Foco, v. 11, n. 2, 2021.
MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa América Frutos. Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária. v. 2, n. 3, p. 53-67, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2012.
SANTOS, Edméa O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119> . Acesso em: 22 mar. 2021.
NÓVOA, António Formação de professores em tempo de pandemia. Youtube, 23 jun. 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM. Acesso em: 19 jun. 2020.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [s.l.], v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020a. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905. Acesso em: 19 out. 2020.
VIO, Natália Leal et al. COVID-19 e o trabalho de docente: a potencialização de aspectos precários. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 78717-78728, 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marilândes Mól Ribeiro de Melo Mól Ribeiro de Melo, Sra, Sra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).