SOBRE PIONEIROS E MOVIMENTOS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs

  • Revista Aleph Universidade Federal Fluminense

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60656

Mots-clés:

pioneiros, educação

Résumé

O artigo aborda as proximidades existentes entre o ideário republicano e as concepções e experiências que caracterizaram o movimento liderado pelos pioneiros da educação nova, no Brasil do século XX. São três os eixos orientadores, a saber: O primeiro destaca a relação entre o movimento da escola nova e os indivíduos a este filiados com a organização da educação pública e com a instituição de uma educação democrática em nosso país; o segundo eixo examina, ainda que brevemente, os princípios, práticas e instituições criadas por duas lideranças do movimento da educação nova: Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira; o terceiro procura analisar o legado instituinte destas lideranças e deste movimento no contexto contemporâneo

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

Revista ALEPH

Publiée

2023-11-27