PENSANDO O NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE LÉLIA GONZALEZ: POR UMA DIALÉTICA DA CONSCIÊNCIA E DA MEMÓRIA

THINKING THE NEW BRAZILIAN HIGH SCHOOL FROM LÉLIA GONZALEZ'S PERSPECTIVE: TOWARDS A DIALECTIC OF CONSCIOUSNESS AND MEMORY

Auteurs

  • Thiago Macedo de Carvalho Universidade de Brasília
  • Enrico Bueno FCLAr/Unesp

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64480

Mots-clés:

Novo Ensino Médio, Lélia Gonzalez, Educação, Neoliberalismo, Racismo estrutural

Résumé

Este artigo problematiza o Novo Ensino Médio (NEM) sob a ótica de Lélia Gonzalez em interlocução com Paulo Freire, haja vista que o modelo impacta uma população racializada de uma ex-colônia e traz entre seus objetivos a formação profissional sem refletir as condições desiguais que interpelam o discurso meritocrático. O ocultamento do racismo persiste, refletindo a neurose cultural brasileira – pensada por Gonzalez nos termos da relação entre consciência e memória. Mediante a análise dos dados recentes de emprego e renda e, comparando-os com os do Censo de 1980, discutido por Gonzalez, a situação da população negra é reexaminada. Desta maneira, expõe-se um novo contexto de negligência: a ideologia meritocrática e a individualização extrema dos sujeitos, pontos que cooperam no ocultamento do racismo estrutural e na perpetuidade das desigualdades sociais.

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Bibliographies de l'auteur

Thiago Macedo de Carvalho, Universidade de Brasília

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Goiás. Professor de Sociologia no Cursinho Popular Movimento Educação Livre. E-mail: thiago_mcarvalho@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3842-3717.

Enrico Bueno, FCLAr/Unesp

Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Sociologia na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. E-mail: enrico.bueno@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3822-8209.  

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Publiée

2024-12-10

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas