DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO

Autori

  • Marlene Maria Machado da Silva
  • Ana Lydia B. Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084

Abstract

A universalização do ensino, as pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita e os ciclos de idade de formação foram marcos políticos e científicos que provocaram mudanças significativas para a compreensão e reflexão do que seja o processo ensino-aprendizagem e a organização das escolas. O presente texto pretende refletir sobre os efeitos destes marcos sobre o processo de alfabetização e algumas propostas pedagógicas que foram e têm sido elaboradas visando garantir a qualidade do ensino, principalmente, para aqueles alunos em que o fracasso persiste em se apresentar como sintoma.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-12-04

Come citare

Machado da Silva, M. M., & B. Santiago, A. L. (2014). DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO. RevistAleph, (22). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084

Fascicolo

Sezione

Experiências Instituintes