AUTOEFICÁCIA DOCENTE E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO:

O CASO DO ALUNO SURDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autori

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II
  • Kátia Regina Xavier da Silva Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48087

Abstract

Autoeficácia diz respeito à crença nas próprias capacidades para realizar ações, seja em áreas de domínio específicas, seja em situações mais genéricas em múltiplas áreas, sobretudo no campo pedagógico do ensino. Estudos apontam que as crenças de autoeficácia dos professores em ensinar influenciam a motivação e as crenças de autoeficácia dos estudantes para aprender. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar algumas relações entre a autoeficácia docente para o ensino de Educação Física e o uso de estratégias para a inclusão de um aluno surdo de 1º ano do Ensino Médio, em uma Instituição Pública de Ensino da Rede Federal do Rio de Janeiro. O texto aborda questões ligadas ao currículo, às interações sociais e caminhos para garantir o direito à aprendizagem.

Palavras-chave: Autoeficácia. Criatividade. Inclusão. Educação Física Escolar. Narrativas Autobiográficas.

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Biografie autore

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Colégio Pedro II. Membro do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II (LACIIPED/CPII/CENII). E-mail: kekelfla@yahoo.com.br e Telefone: (21)99691-0525. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2139-0146

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Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II

Pós-Doutora em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Colégio Pedro II. Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II (LACIIPED/CPII/CENII). E-mail: katiarxsilva@gmail.com e Telefone: (21)98122-2245. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3178-2693.

 

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Pubblicato

2021-07-20

Come citare

Firmino Magalhães Barbosa, R. ., & Xavier da Silva, K. R. (2021). AUTOEFICÁCIA DOCENTE E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: : O CASO DO ALUNO SURDO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48087