Observações sobre como o Direito ensina errado a História do Direito

Autores

  • Gustavo Silveira Siqueira Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810105

Palavras-chave:

História do Direito, pesquisa jurídica, ensino jurídico

Resumo

Este trabalho discute o uso da ideia de História pelos livros de História do Direito e pelos Manuais de Direito. O objetivo do ensaio é problematizar o uso (ou o não uso) de fontes de pesquisa na elaboração destes tipos de trabalho. Conclui que a ausência de referências às fontes histórica acaba tornando falho o estudo da História do Direito, da Filosofia do Direito e do Direito Comprado. Discute, também baseando-se na experiência do docente, o uso exclusivo das leis como fontes para as pesquisas históricos-jurídicas e a importância de desenvolvimento de protocolos acadêmicos na elaboração dos trabalhos científicos no campo jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silveira Siqueira, Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

Siqueira, G. S. (2018). Observações sobre como o Direito ensina errado a História do Direito. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 10(1), 93-103. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810105