Observações sobre como o Direito ensina errado a História do Direito

Auteurs-es

  • Gustavo Silveira Siqueira Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810105

Mots-clés :

História do Direito, pesquisa jurídica, ensino jurídico

Résumé

Este trabalho discute o uso da ideia de História pelos livros de História do Direito e pelos Manuais de Direito. O objetivo do ensaio é problematizar o uso (ou o não uso) de fontes de pesquisa na elaboração destes tipos de trabalho. Conclui que a ausência de referências às fontes histórica acaba tornando falho o estudo da História do Direito, da Filosofia do Direito e do Direito Comprado. Discute, também baseando-se na experiência do docente, o uso exclusivo das leis como fontes para as pesquisas históricos-jurídicas e a importância de desenvolvimento de protocolos acadêmicos na elaboração dos trabalhos científicos no campo jurídico.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Gustavo Silveira Siqueira, Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na UNESA. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. E-mail: gustavosiqueira@uerj.br.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-05

Comment citer

Siqueira, G. S. (2018). Observações sobre como o Direito ensina errado a História do Direito. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 10(1), 93-103. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201810105