Ação direta dos trabalhadores e conquista de direitos no Brasil – o caso da Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911108

Palavras-chave:

Regulação trabalhista, lutas trabalhistas, concepção dialética do direito, justiça social

Resumo

Neste trabalho, objetivamos produzir uma interpretação sobre a plutocracia e suas governanças ao longo da história da regulação trabalhista brasileira, no início do século XX. Inicialmente, descrevemos a conjuntura do período analisado, a fim de melhor situar o debate. A seguir, comentamos aspectos específicos das lutas trabalhistas, com a consequente oposição dos governantes da época. Empreendemos uma análise qualitativa a partir de concepção dialética de Roberto Lyra Filho que pressupõe que o Direito é luta social constante; não é fixo, estanque e eterno. Corresponde a frutos dos embates travados historicamente na coletividade e vincula-se a princípios básicos de justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace dos Santos de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) e História Comparada (PPGHC) da UFRJ. É pesquisador do INCT/PPED e líder do grupo de pesquisa OTAL/UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na University of Florida e no INCT/PPED, Doutorado e Mestrado no IUPERJ (atual IESP/UERJ). Possui Bacharelado e Licenciatura pela UFRJ e Pós-Graduação Lato Senso em História Contemporânea pela UFF. É autor de vários artigos e livros acadêmicos dentre eles: "Governados por Quem? - Diferentes Plutocracias nas Histórias Políticas de Brasil e Venezuela". Pesquisa atualmente: As Regulações Trabalhistas na América Latina e nos EUA; a Revolta dos Governados de 2013 no Rio de Janeiro; Teoria Política Anarquista e Libertária; e a Relação entre Representação Política, Plutocracia e Democracia. Desde 2018, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Luciana Simas, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, IESC/UFRJ, com intercâmbio na Universidade da Flórida - Levin College of Law. Mestre em Direito e Sociologia (UFF); advogada com especialização em Direito Público. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde nas Prisões, da ENSP/Fiocruz; e do LIDHS (Laboratório Interdisciplinar em Direitos Humanos e Saúde) / UFRJ. Endereço: Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz)R. Leopoldo Bulhões, 1480, 8º andar (secretaria) - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21041-210 E-mail: lucianasimas06@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-02-03

Como Citar

Moraes, W. dos S. de, & Simas, L. (2019). Ação direta dos trabalhadores e conquista de direitos no Brasil – o caso da Primeira República. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 11(1), 127-145. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911108