Ação direta dos trabalhadores e conquista de direitos no Brasil – o caso da Primeira República

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911108

Mots-clés :

Regulação trabalhista, lutas trabalhistas, concepção dialética do direito, justiça social

Résumé

Neste trabalho, objetivamos produzir uma interpretação sobre a plutocracia e suas governanças ao longo da história da regulação trabalhista brasileira, no início do século XX. Inicialmente, descrevemos a conjuntura do período analisado, a fim de melhor situar o debate. A seguir, comentamos aspectos específicos das lutas trabalhistas, com a consequente oposição dos governantes da época. Empreendemos uma análise qualitativa a partir de concepção dialética de Roberto Lyra Filho que pressupõe que o Direito é luta social constante; não é fixo, estanque e eterno. Corresponde a frutos dos embates travados historicamente na coletividade e vincula-se a princípios básicos de justiça social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Wallace dos Santos de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) e História Comparada (PPGHC) da UFRJ. É pesquisador do INCT/PPED e líder do grupo de pesquisa OTAL/UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na University of Florida e no INCT/PPED, Doutorado e Mestrado no IUPERJ (atual IESP/UERJ). Possui Bacharelado e Licenciatura pela UFRJ e Pós-Graduação Lato Senso em História Contemporânea pela UFF. É autor de vários artigos e livros acadêmicos dentre eles: "Governados por Quem? - Diferentes Plutocracias nas Histórias Políticas de Brasil e Venezuela". Pesquisa atualmente: As Regulações Trabalhistas na América Latina e nos EUA; a Revolta dos Governados de 2013 no Rio de Janeiro; Teoria Política Anarquista e Libertária; e a Relação entre Representação Política, Plutocracia e Democracia. Desde 2018, é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Luciana Simas, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, IESC/UFRJ, com intercâmbio na Universidade da Flórida - Levin College of Law. Mestre em Direito e Sociologia (UFF); advogada com especialização em Direito Público. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde nas Prisões, da ENSP/Fiocruz; e do LIDHS (Laboratório Interdisciplinar em Direitos Humanos e Saúde) / UFRJ. Endereço: Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz)R. Leopoldo Bulhões, 1480, 8º andar (secretaria) - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21041-210 E-mail: lucianasimas06@gmail.com.

Téléchargements

Publié-e

2019-02-03

Comment citer

Moraes, W. dos S. de, & Simas, L. (2019). Ação direta dos trabalhadores e conquista de direitos no Brasil – o caso da Primeira República. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 11(1), 127-145. https://doi.org/10.15175/1984-2503-201911108