Abrindo as portas da Casa de Rilhafoles: Os lazaristas e o movimento jacobeu em Portugal no século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012206

Palavras-chave:

Teologia, política, regalismo, jansenismo, biblioteca lazarista

Resumo

Este artigo estuda a trajetória político-cultural da Congregação da Missão, em Portugal, no século XVIII. Os lazaristas se instalaram no país em 1717, fundando a casa de Rilhafoles três anos mais tarde, onde permaneceram até 1834, quando da extinção das ordens religiosas portuguesas. Sob a proteção dos reis de Portugal e do Brasil, eles atuaram nas missões e assumiram casas e dioceses. Ainda no século XVIII, assumiram muitas das funções dos jesuítas no Império Ultramarino português. Essa trajetória é relevante para o estudo, uma vez que é recorrente a crítica ao regalismo por parte dos congregados ao longo do século XIX. O artigo discorre sobre como se deu esse processo, tomando por referência a circulação de ideias políticas e religiosas na trajetória da Ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson de Almeida Pinto, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora, MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, onde é Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e desenvolve projetos no âmbito do Laboratório de Humanidades. É associado da Associação Nacional de História, participante de projetos do Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "História, Poder e Ideias Políticas" certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: Ideias Políticas, Jurídicas e Sociais e suas relações com a cultura religiosa, ultramontanismo e neocristandade; sistemas de controle social da pobreza "válida" e "inválida" na passagem à modernidade, tal como a polícia, instituições assistenciais e educacionais; intelectuais/homens de letras; História da Igreja; História da Educação e História da Ciência.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Pinto, J. de A. (2020). Abrindo as portas da Casa de Rilhafoles: Os lazaristas e o movimento jacobeu em Portugal no século XVIII. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 12(2), 271-295. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012206