Abrindo as portas da Casa de Rilhafoles: Os lazaristas e o movimento jacobeu em Portugal no século XVIII

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012206

Mots-clés :

Teologia, política, regalismo, jansenismo, biblioteca lazarista

Résumé

Este artigo estuda a trajetória político-cultural da Congregação da Missão, em Portugal, no século XVIII. Os lazaristas se instalaram no país em 1717, fundando a casa de Rilhafoles três anos mais tarde, onde permaneceram até 1834, quando da extinção das ordens religiosas portuguesas. Sob a proteção dos reis de Portugal e do Brasil, eles atuaram nas missões e assumiram casas e dioceses. Ainda no século XVIII, assumiram muitas das funções dos jesuítas no Império Ultramarino português. Essa trajetória é relevante para o estudo, uma vez que é recorrente a crítica ao regalismo por parte dos congregados ao longo do século XIX. O artigo discorre sobre como se deu esse processo, tomando por referência a circulação de ideias políticas e religiosas na trajetória da Ordem.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Jefferson de Almeida Pinto, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora, MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, onde é Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e desenvolve projetos no âmbito do Laboratório de Humanidades. É associado da Associação Nacional de História, participante de projetos do Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "História, Poder e Ideias Políticas" certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: Ideias Políticas, Jurídicas e Sociais e suas relações com a cultura religiosa, ultramontanismo e neocristandade; sistemas de controle social da pobreza "válida" e "inválida" na passagem à modernidade, tal como a polícia, instituições assistenciais e educacionais; intelectuais/homens de letras; História da Igreja; História da Educação e História da Ciência.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-31

Comment citer

Pinto, J. de A. (2020). Abrindo as portas da Casa de Rilhafoles: Os lazaristas e o movimento jacobeu em Portugal no século XVIII. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 12(2), 271-295. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012206