Política social de Assistência Social e a garantia de direitos sociais: entre ambiguidades e contradições

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416308

Mots-clés :

políticas sociais, direito social, capitalismo

Résumé

O campo das Políticas Sociais, com especial atenção para a Assistência Social, continua a ser um tema de investigação nas áreas periféricas dos centros capitalistas. Este estudo visa explorar as contradições presentes na interação entre as políticas de assistência social e o direito social. Para tal, adota-se uma abordagem que concebe a política social como um processo influenciado pelas condições históricas do capitalismo e pelas lutas de classe. Destaca-se o papel determinante do Estado e do capitalismo na formulação das políticas sociais e sua incorporação no domínio dos direitos sociais, especialmente no contexto brasileiro, onde somente a partir da Constituição Federal de 1988 a assistência social se transforma em política estatal, assumindo a responsabilidade pela garantia e provisão dos direitos sociais e da proteção social. O objetivo do artigo é problematizar a perspectiva do direito no Estado capitalista brasileiro e na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), propondo uma análise de natureza materialista-histórico-dialética. O texto adota a estrutura de um ensaio teórico, iniciando com uma reflexão sobre o Estado capitalista e as políticas sociais, para posteriormente abordar a inter-relação entre Estado, direito e políticas sociais, caracterizada por contradições inerentes à preservação e perpetuação do capitalismo. Conclui-se que as razões para a dificuldade do Estado em garantir direitos sociais repousa sobre o fato que a relação do Estado, direito e políticas sociais é marcada por contradições, pois a assistência social busca no ordenamento jurídico garantir direitos, que, por sua vez, também se orientam à manutenção e reprodução do capitalismo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Lisandra Chaves de Aquino Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Doutoranda em Psicologia pelo PPGPSI/UFRN. Mestre em Psicologia pelo PPGPSI/UFRN. Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Potiguar (UnP). Membro do Grupo de Pesquisa Marxismo Educação (GPME/UFRN). Coordenadora do Núcleo do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Membro da comissão de Direitos Humanos do CRP-17. Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, especificamente com as temáticas: Políticas Públicas e Políticas Sociais. Tem interesse nos temas: Políticas Sociais, Política Criminal, Segurança Pública, Sistema Prisional e Criminologia Crítica, com base na Teoria Social Marxiana.

Isabel Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenadora do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (Diretório CNPq). Foi membro da Diretoria da ANPEPP gestão 2010-2012. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social Marxiana, Políticas sociais, Políticas da Saúde e Assistência Social, formação e atuação de psicólogos. Bolsista de Produtividade CNPq.

Références

Fontes

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 out. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. 1993. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm. Acesso em: 4 out. 2024.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2005. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2024.

Referências

ALBERTO, Maria de Fátima Pereira; FREIRE, Mayara Lima; LEITE, Fernanda Moreira; GOUVEIA, Charlene Nayana Nunes Alves. As políticas públicas de assistência social e a atuação profissional. In: OLIVEIRA, Isabel Fernandes de; YAMAMOTO, Oswaldo Hajime (Org.). Psicologia e políticas sociais: temas em debate. Belém: UFPA, 2014. p. 127-174.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Políticas sociais: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2011.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 4. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Curitiba: Kotter; São Paulo: Contracorrente, 2020.

LENIN, Vladimir. O Estado e a Revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

MANDEL, Ernest. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Ensaios, 1990.

MARX, Karl. Glosas críticas marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social”: Por um prussiano (1984). São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: UNICAMP/Boitempo, 2002.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PACHUKANIS, Eveguiéni. Teoria geral do direito e marxismo. Tradução de Paula Vaz de Almeida; revisão técnica de Alysson Leandro Mascaro, Pedro Davoglio. São Paulo: Boitempo, 2017.

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Definindo o campo de estudo: as políticas sociais brasileiras. In: OLIVEIRA, Isabel Fernandes de; YAMAMOTO, Oswaldo Hajime (Org.). Psicologia e políticas sociais: temas em debate. Belém: UFPA, 2014. p. 21-46.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-18

Comment citer

Morais, L. C. de A., & Oliveira, I. F. de. (2024). Política social de Assistência Social e a garantia de direitos sociais: entre ambiguidades e contradições. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 16(3), 462-482. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416308