NOTAS PARA O ESTUDO DO TRABALHO INDUSTRIAL URBANO: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA “ESCOLA PARA TODOS” A PARTIR DA MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40491

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, História – Capitalismo, Escola Pública, Princípio Educativo, Dualidade Educacional

Resumo

 

O tema deste artigo resulta de pesquisas sobre o princípio educativo da escola pública, localizado no trabalho urbano industrial a partir da Modernidade. A pesquisa evidenciou que o trabalho na indústria e na cidade revolucionou os modos de vida. O desenvolvimento das potencialidades humanas passou a depender dos progressos da indústria. Disto surgirá uma nova pedagogia da hegemonia da classe proprietária, antes feudal, agora capitalista, para a consolidação do seu projeto de sociedade. A proposição da escola para todos surge neste contexto. Analisa-se as contradições em relação à escola para os trabalhadores. 

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Alves, D. J. (2020). NOTAS PARA O ESTUDO DO TRABALHO INDUSTRIAL URBANO: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA “ESCOLA PARA TODOS” A PARTIR DA MODERNIDADE. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 38-60. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40491