NOTAS PARA O ESTUDO DO TRABALHO INDUSTRIAL URBANO: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA “ESCOLA PARA TODOS” A PARTIR DA MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40491Palavras-chave:
Trabalho e Educação, História – Capitalismo, Escola Pública, Princípio Educativo, Dualidade EducacionalResumo
O tema deste artigo resulta de pesquisas sobre o princípio educativo da escola pública, localizado no trabalho urbano industrial a partir da Modernidade. A pesquisa evidenciou que o trabalho na indústria e na cidade revolucionou os modos de vida. O desenvolvimento das potencialidades humanas passou a depender dos progressos da indústria. Disto surgirá uma nova pedagogia da hegemonia da classe proprietária, antes feudal, agora capitalista, para a consolidação do seu projeto de sociedade. A proposição da escola para todos surge neste contexto. Analisa-se as contradições em relação à escola para os trabalhadores.
Downloads
Referências
ALVES, D. Intelectuais Coletivos e o Projeto Nacional de Educação para a Classe Trabalhadora forjado nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. In: Revista online Conversas e Pesquisas. Rio de Janeiro: UERJ; Linha de Pesquisa/CNPQ: Intelectuais e Educação no Mundo Ibero-americano, v.1, n.1, p. 157-187, dez. 2018. [ISSN: 2596-0083]. Disponível em: <https://conversasepesquisas.files.wordpress.com/2019/01/conversas-e-pesquisas-11-01-2019-espelhada.pdf>. Acesso em: 15.fev.2019.
CAMPELLO, A. Dualidade Educacional. In: PEREIRA, I; LIMA, J. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, p. 136-141, 2009. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada>. Acesso em: 15.mar.2019.
CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. In: PEREIRA, I; LIMA, J. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, p. 408-415, 2009. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-profissional-em-saude-segunda-edicao-revista-e-ampliada>. Acesso em: 16.abr.2019.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3ª. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2018. [Tradução: Leandro Konder; Aparecida Maria Abranches]
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. 2 v.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Livro I. 1 v.
MONASTA, A. Antônio Gramsci. Recife, PE: Editora Massangana; Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4660.pdf>. Acesso em: 12.jun.2019.
NETTO, J; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, L; PIRES, A. Da precarização do trabalho docente no Brasil e o processo de reestruturação produtiva. In: Revista do Direito Público. Londrina, PR, v.9, n.1, p.73-100, jan./abr. 2014. DOI: 10.5433/1980-511X.2014v9n1p73. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/view/17128/14324>. Acesso em: 10.jun.2019.
SAVIANI, D. Escola: Dominação ou Transformação? In: Painel sobre educação – VI Congresso da APP-Sindicato. Foz do Iguaçu, PR: APP-Sindicato, 26 de outubro de 1995. CD-ROM. Vídeo da Conferência.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. [et ali]. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. Disponível em: <https://www.ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP_104/dermeval_saviani.pdf>. Acesso em: 20.abr.2019.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas, SP: Autores Associados, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf>. Acesso em: 20.abr.2019.
SINGER, P. O capitalismo: sua evolução, sua lógica e sua dinâmica. São Paulo: Moderna, 1987.
ZANELLA, J. O trabalho como princípio educativo do ensino. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: UNICAMP; Faculdade de Educação, 2003. Disponível em:<http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252569/1/Zanella_JoseLuiz_D.pdf>. Acesso em: 15.mar.2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.