A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47155

Resumo

Este texto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, através da pesquisa documental, análise de conteúdo e das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindo que, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à última etapa da Educação Básica.
Palavras-chave: Política Educacional. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.

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Biografia do Autor

Alice Raquel Maia Negrão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica na Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação (PPEB) vinculado ao Núcleo Transdisciplinar da Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico; e em Educação em Ciências e Matemática ambos pela UFPA (2007). Graduada em Pedagogia pela UFPA (2004). Foi Bolsista Projeto PROCAD Amazônia (2018) com intercâmbio acadêmico na Universidade Federal do Paraná (UFPA). Apresenta experiência em docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (séries Inicias) pela Secretaria Municipal de Educação - SEMEC Abaetetuba (2000-2005) e em coordenação pedagógica como Especialista em Educação da Educação Básica, na Terceira Unidade Regional de Educação (3ª URE), vinculada a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a partir de 2009.

Dinair Leal da Hora, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com Pós-doutoramento em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educativas pela UMINHO. Docente Permanente da Universidade Federal do Pará nos Programas de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Negrão, A. R. M., & Leal da Hora, D. . (2021). A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO PARÁ. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 106-135. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47155