A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO PARÁ

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47155

Résumé

Este texto analisa a regulamentação e as primeiras ações de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 no Pará, através da pesquisa documental, análise de conteúdo e das categorias gestão, tempo integral, currículo, financiamento e relação público-privada, concluindo que, contrário aos interesses sociais, a atuação conjunta da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação não conseguiu regulamentar uma proposta de Ensino Médio capaz de ampliar a qualidade socialmente referenciada à última etapa da Educação Básica.
Palavras-chave: Política Educacional. Reforma do Ensino Médio. Lei nº 13.415/2017.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Alice Raquel Maia Negrão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica na Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação (PPEB) vinculado ao Núcleo Transdisciplinar da Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico; e em Educação em Ciências e Matemática ambos pela UFPA (2007). Graduada em Pedagogia pela UFPA (2004). Foi Bolsista Projeto PROCAD Amazônia (2018) com intercâmbio acadêmico na Universidade Federal do Paraná (UFPA). Apresenta experiência em docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (séries Inicias) pela Secretaria Municipal de Educação - SEMEC Abaetetuba (2000-2005) e em coordenação pedagógica como Especialista em Educação da Educação Básica, na Terceira Unidade Regional de Educação (3ª URE), vinculada a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a partir de 2009.

Dinair Leal da Hora, Universidade Estadual de Campinas

Doctorat en éducation de l'Université d'État de Campinas avec post-doctorat en administration scolaire et économie de l'éducation de l'USP et en sociologie des organisations éducatives de l'UMINHO. Professeur permanent à l'Université fédérale du Pará dans les programmes d'études supérieures en curriculum et gestion de l'école de base et de l'éducation en Amazonie.

 

Publiée

2021-05-27