A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456Resumo
Este estudo visa compreender o processo de difusão da ideologia do empreendedorismo nas escolas públicas e a sua relação com a nossa condição peculiar de um país de capitalismo dependente, diante da crise do próprio capitalismo. Para tanto, investigamos por meio de análise teórico-conceitual e consulta a documentos, como o empreendedorismo foi alçado à condição de eixo estruturante dos Itinerários Formativos na Reforma do Ensino Médio, bem como o seu destaque nas políticas educacionais do estado do Rio de Janeiro, configurando a sua centralidade enquanto resposta ideológica da burguesia à crise do capital.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Ideologia. Reforma do Ensino Médio. Trabalho-Educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-MEC-1432-2018-12-28.pdf. Acesso em 13 de novembro de 2021.
______. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado nº 2.944, de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Brasília, DF: Senado Federal, 2021. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9007074&ts=1640120746715&disposition=inline. Acesso em 26 de fevereiro de 2022.
BRAZ, M. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017.
CAMPOS, A. C. IBGE: informalidade atinge 41,6% dos trabalhadores no país em 2019. População preta ou parda estava mais inserida em ocupações informais. Disponível: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/ibge-informalidade-atinge-416-dos-trabalhadores-no-pais-em-2019. Acesso em 20 de abril de 2021.
CASTRO, M. R. A crise do capital e o projeto reacionário de educação: uma análise do ataque conservador do Escola sem Partido ao Colégio Pedro II. 2019. 490f. Tese (Doutorado em Educação) – UERJ, Rio de Janeiro.
CARCANHOLO, M. D. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. Revista Aurora, v. 4, n. 6, agosto 2010.
CARCANHOLO, M. D. O atual resgate crítico da teoria da dependência. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2013.
CHAVES, D.; MOTTA, V.; GAWRYSZEWSKI, B.. Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, p. 1-21, jul./set. 2020.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DIAS, G. P. Empreendedorismo, educação e sociabilidade: a radicalização do indivíduo como sócio majoritário de si. 2019. 566f. Tese (Doutorado em Educação) – UFJF, Juiz de Fora.
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
GAWRYSZEWSKI, B. Crises capitalistas e conjuntura de contrarreformas: qual o lugar do Ensino Médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 42, p. 83-106, set./dez. 2017.
HARVEY, D.. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Tradução João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo, 2011.
KOSSAK, A. Novo Ensino Médio ou renovação das condições de manutenção da velha dualidade educacional? 2020. 326f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRRJ, Nova Iguaçu.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MASCARO, A. L. Estado e forma política. 1ªed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MOTTA, V. C; ANDRADE, M. C. P. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e224423, 2020.
PEREIRA, N.; CIAVATTA, M.; GAWRYSZEWSKI, B.. O processo de reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro. Revista Retratos da Escola, no prelo.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.