A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456

Résumé

Este estudo visa compreender o processo de difusão da ideologia do empreendedorismo nas escolas públicas e a sua relação com a nossa condição peculiar de um país de capitalismo dependente, diante da crise do próprio capitalismo. Para tanto, investigamos por meio de análise teórico-conceitual e consulta a documentos, como o empreendedorismo foi alçado à condição de eixo estruturante dos Itinerários Formativos na Reforma do Ensino Médio, bem como o seu destaque nas políticas educacionais do estado do Rio de Janeiro, configurando a sua centralidade enquanto resposta ideológica da burguesia à crise do capital.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Ideologia. Reforma do Ensino Médio. Trabalho-Educação.

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Bibliographies de l'auteur

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Professor de Educação Física - Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias
Doutor em Educação - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII).

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ.

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Catarina Azevedo Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Português-Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX)

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Publiée

2022-07-22