O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498

Resumo

A pesquisa investiga o processo de descontinuação da experiência educacional angolana como uma dimensão do movimento ao socialismo para o atual contexto com a presença do setor privado. Foi uma pesquisa documental e histórica. Por meio de fontes oficiais evidencia a expansão do setor privado, correlacionando aspectos demográficos e territoriais. Conclui que em menos de três décadas ocorreu a substituição do monopólio estatal sobre a educação por medidas em prol da privatização do fornecimento da educação superior, movimento que concorreu para o fim da gratuidade nas instituições públicas.

Palavras-chave: Educação superior; Estado; Independência; Socialismo; Mercantilização.

 

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Biografia do Autor

Alfredo Gabriel Buza, Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda

Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED – Luanda), Doutor em Ciências Agrárias (Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA); Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Titular na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Educação, Ex. Reitor da UFRJ.

Juliana Lando Canga, Universidade de Luanda - UniLuanda

Professora Associada na Universidade de Luanda (UniLuanda), doutora em Ciências Sociais, especialista em Psicopedagogia. Pós-doutoranda em Serviço Social na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Buza, A. G., Leher, R., & Canga, J. L. (2022). O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-29. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498