O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518

Resumo

O artigo busca contribuir para a conceituação de empresariamento da educação, a partir da sistematização de seus determinantes gerais e da análise de suas mediações particulares. Através das elaborações já desenvolvidas na análise do bloco histórico neoliberal, pensa o empresariamento da educação como dimensão intrínseca ao capitalismo, em nível abstrato, que se realiza, concretamente, por mediação da organização ético-política da burguesia e de sua articulação no âmbito do Estado Integral. Em sua dimensão histórica, traz o golpe empresarial-militar, de 1964, como gênese desse processo, no Brasil.

Palavra-chave: Empresariamento da educação; Ditadura empresarial-militar; Materialismo histórico-dialético.

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Biografia do Autor

Renata Azevedo Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense. Técnica em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Campos, R. A. (2022). O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-23. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518