O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO

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DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518

Résumé

O artigo busca contribuir para a conceituação de empresariamento da educação, a partir da sistematização de seus determinantes gerais e da análise de suas mediações particulares. Através das elaborações já desenvolvidas na análise do bloco histórico neoliberal, pensa o empresariamento da educação como dimensão intrínseca ao capitalismo, em nível abstrato, que se realiza, concretamente, por mediação da organização ético-política da burguesia e de sua articulação no âmbito do Estado Integral. Em sua dimensão histórica, traz o golpe empresarial-militar, de 1964, como gênese desse processo, no Brasil.

Palavra-chave: Empresariamento da educação; Ditadura empresarial-militar; Materialismo histórico-dialético.

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Biographie de l'auteur

  • Renata Azevedo Campos, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense. Técnica em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II.

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Publiée

2022-07-22

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O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO. (2022). Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-23. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518