A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519Resumo
Este artigo discute a relação entre o projeto educacional proposto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a contrarreforma do ensino médio e tem como fio condutor a análise dos seguintes pontos: 1) a contrarreforma do ensino médio; 2) a disputa pelos sentidos discursivos da BNCC; 3) as estratégias para a implementação da BNCC como programa da CNI. Os resultados revelam que o conteúdo da contrarreforma do ensino médio possui forte vinculação com as reivindicações da CNI para a política educacional brasileira.
Palavras-chave: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Base comum curricular (BNCC); Reforma do Ensino Médio.
Downloads
Referências
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA. Diretor-geral do SENAI toma posse no Conselho Nacional de Educação. 14 de Jul. de 2016. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/institucional/diretor-geral-do-senai-toma-posse-no-conselho-nacional-de-educacao/> Acesso em 23 de novembro de 2021.
BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. 2017. Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report>. Acesso em 25 de novembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em 10 de junho de 2022.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Educação: a base para a competitividade. Brasília: CNI, 2018.
_______________. Educação STEAM: insumos para a construção de uma agenda para o Brasil. Brasília: CNI, 2021.
COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contrarreforma? Revista Novos Rumos, Marilia, v. 29, n. 1, p. 117-126, Jan. – Jun., 2012.
FIESC. Escola S é apresentada a pais e alunos da rede educacional da FIESC. 19 de Set. de 2020. Disponível em <https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/escola-s-e-apresentada-pais-e-alunos-da-rede-educacional-da-fiesc>. Acesso em 25 de novembro de 2021.
FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a
Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Vol. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2000b.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto da acumulação flexível. Educação & Sociedade, v. 38, nº. 139, p. 331-354, abr.-jun., 2017.
LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial. 1998. 267f. Tese (Doutorado em Educação) – USP, São Paulo.
MELO, A. O projeto pedagógico da Confederação Nacional da Indústria para a educação básica nos anos 2000. 2010. 256f. Tese (Doutorado em Educação) – UFPR, Curitiba.
MELLO, L. M. de. Os empresários e as políticas públicas em educação básica no Brasil contemporâneo: a atuação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na construção do “novo ensino médio” (2013-2018). 2020. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFF, Niterói.
MENDONÇA, S. R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo, v. 2, p. 27-43, jan. – jun., 2014.
NSC TOTAL. “Com a Escola S pretendemos formar profissionais para o futuro e para para a vida”, diz diretor da Fiesc. 23 de Jul. de 2020. Disponível em <https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/com-a-escola-s-pretendemos-formar-profissionais-para-o-futuro-e-para-a>. Acesso em 25 de novembro de 2021.
RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial: o Pensamento Pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998.
SAES, D. A. M. Classe média e escola capitalista. Critica Marxista, Ed. Revan, v.1, n. 21, p.97-112, 2005.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Comum Curricular. In: Malhanchen, J. Matos; N. S. D.; Orso, Paulino J. (Org). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020.
SEKI, A. K. O capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais? 2014. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFSC, Florianópolis.
SENAI. Novo ensino médio. 2021. Disponível em <http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-profissional/novo-ensino-medio/#anchor-inicio>. Acesso em 23 de novembro de 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.