EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523

Resumo

O presente trabalho problematiza o slogan da inovação na educação. A partir de um levantamento bibliográfico, identificamos que a questão remonta ao contexto de agravamento da crise do capital nas décadas de 1960 e 1970, caracterizando uma retomada da teoria do capital humano. O levantamento documental preliminar, no sítio do Ministério da Educação (MEC) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), indica que este tem despontado enquanto agente e referência para o projeto de educação da classe dominante para os trabalhadores do século XXI.

Palavras-chave: Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Políticas públicas. Inovação em educação.

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Biografia do Autor

Patrícia Ferreira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Educação na área de Trabalho, Estado e Movimentos Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2020), Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (2018), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2013). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrante do Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ) e do Grupo de estudos sobre pedagogia histórico-crítica e educação básica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nos temas: Políticas Públicas em Educação; Educação do Campo; Trabalho Educação; Estado e Poder.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

DUARTE, P. (2022). EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-17. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523