L'ÉDUCATION POUR LE 21ÈME SIÈCLE ET LE CENTRE D'INNOVATION POUR L'ÉDUCATION BRÉSILIENNE (CIEB)

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523

Résumé

Le présent travail problématise le mot d'ordre de l'innovation en éducation. Sur la base d'une enquête bibliographique, nous avons identifié que la question renvoie au contexte d'aggravation de la crise du capital dans les années 1960 et 1970, caractérisant une reprise de la théorie du capital humain. L'enquête documentaire préliminaire sur le site Web du ministère de l'Éducation (MEC) et du Centre d'innovation pour l'éducation brésilienne (CIEB) indique qu'il s'est imposé comme un agent et une référence pour le projet d'éducation de la classe dirigeante pour les travailleurs au XXIe siècle.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

PATRICIA DUARTE, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Educação na área de Trabalho, Estado e Movimentos Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2020), Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (2018), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2013). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrante do Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ) e do Grupo de estudos sobre pedagogia histórico-crítica e educação básica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nos temas: Políticas Públicas em Educação; Educação do Campo; Trabalho Educação; Estado e Poder.

Références

ACCIOLY, I.; LAMOSA, R.. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Revista Vértice, Campos dos Goytacazes, v.23, n.3, set./dez. 2021.

ARCO-VERDE, Y. F. S. A arquitetura do tempo na cultura escolar: um estudo sobre os Centros de Educação Integral de Curitiba. 2003. 212f. Tese (Doutorado em Educação) – PUC, São Paulo.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada e dá outras providências. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9204.htm. Acesso em 15 de abril de 2020.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Edital de Seleção nº 001/2018 (Edital retificado). Rio de Janeiro, 2018. Disponível em:https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/social/chamada-publicabndes-educacao-conectada. Acesso em 04 de janeiro de 2022.

CÊA, G. S. S..; SILVA, S. R. P. S.; SANTOS, I. M. S. DE “EDUCAÇÃO PARA TODOS” PARA “TODOS PELA EDUCAÇÃO”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, 30 jun. 2019.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS. Mapeamento Edtech 2020 – investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras. São Paulo: ABSTARTUPS CIEB, 2021.

__________. Programa de inovação conectada (PIEC). CIEB, 2021a. Disponível em: <https://cieb.net.br/programa-de-inovacao-educacao-conectada-piec/>. Acesso em 19 de dezembro de 2021.

__________. Confira as publicações do CIEB de maior audiência em 2021. CIEB, 2021b. Disponível em: <https://cieb.net.br/confira-as-publicacoes-do-cieb-de-maior-audiencia-em-2021>. Acesso em 04 de janeiro de 2022.

__________. CIEB: notas técnicas #1: A importância de políticas nacionais e centros de inovação em educação. São Paulo: CIEB, 2015. E-book em pdf.

FERNANDES, E. F. A Política da OCDE para a Educação Básica: das mesas de reuniões internacionais à carteira escolar. 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UnB, Brasília.

FRIGOTTO, G. A Produtividade da Escola Improdutiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.

GONSALES, P.; ALLODI, S. Design da educação conectada: metodologia para resolução de problemas na implementação do plano de tecnologia educacional. São Paulo: CIEB, 2019.

HARVEY, D. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaços e Debates, v. 16, n. 39, p. 48-64, 1996. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2078563/mod_resource/content/1/Harvey_Do%20gerenciamento%20ao%20empresariamento%20%281%29.pdf. Acesso em 20 de dezembro de 2021.

HAVELOCK, R.; HUBERMAN, M. Solving educational problem: the theory and reality of innovation in developing countries. Paris: UNESCO, 1977.

HUBERMAN, M. Comment s’opbrent les changements en éducation: contribution à l’étude de l’innovation. Paris: UNESCO, 1973.

LEHER, R..; LAMARÃO, M. V. M. A disputa pelos recursos educacionais e o movimento todos pela educação: antigas e novas formas de privatização. In: VIEIRA, S. V.; LAMOSA, L. (orgs.) Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. Curitiba: Appris, 2020.

LIMA, K. R. S.; MARTINS, A. S. Pressupostos, Princípios e Estratégias. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia no Brasil: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

MENDONÇA, S. R. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo, v.2, n.2, jan/jul., 2014.

MÉSZÁROS, I. A Crise Estrutural do Capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

NEVES, L. M. W. e SANT’ANNA, R. S.. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLIVEIRA, M. B. O inovacionismo em questão. Scientiae Studia. 2011, v. 9, n. 3. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-31662011000300011>. Epub 27 Jan 2012. Acesso em 18 de janeiro de 2022.

PIMENTEL, N.. M. A inovação como política na educação e na modalidade a distância / Innovation as a policy in education and distance mode. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/53333. Acesso em 20 de janeiro de 2022.

SALERNO, M. S.; KUBOTA, L. C. Estado e inovação. In: DE NEGRI, J.A.; KUBOTA, L.C. (Org.) Políticas de incentivo à inovação tecnológica. Brasília: Ipea, 2008.

SHIROMA, E. O.; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

TAVARES, F. G. O.. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, [S. l.], v. 44, p. e4/ 1–19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32311. Acesso em 20 de janeiro de 2022.

Publiée

2022-07-22