O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531Resumo
Este artigo analisou as políticas de formação inicial expressas na agenda do capital para a América Latina no projeto da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca), entre os anos de 2018 a 2021. Fundamentou-se na perspectiva de Estado Ampliado (GRAMSCI, 2007) e como instrumento de pesquisa baseou-se na análise documental para apreensão do papel da rede na execução do projeto hegemônico. Constatou-se que a agenda do capital para a formação inicial está subsidiada em modelar o comportamento com objetivo da conformação e da desintelectualização dos docentes (SHIROMA, 2003b).
Palavras-chave: Reduca; Formação inicial; Políticas de formação docente; Mundialização da educação; Organismos internacionais.
Palavras-chave: Reduca; Formação inicial; Políticas de formação docente; Mundialização da educação; Organismos internacionais.
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