PROJET REDUCA POUR LES POLITIQUES DE FORMATION INITIALE DANS L'AGENDA CAPITAL EN AMÉRIQUE LATINE

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531

Résumé

Este artigo analisou as políticas de formação inicial expressas na agenda do capital para a América Latina no projeto da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca), entre os anos de 2018 a 2021. Fundamentou-se na perspectiva de Estado Ampliado (GRAMSCI, 2007) e como instrumento de pesquisa baseou-se na análise documental para apreensão do papel da rede na execução do projeto hegemônico. Constatou-se que a agenda do capital para a formação inicial está subsidiada em modelar o comportamento com objetivo da conformação e da desintelectualização dos docentes (SHIROMA, 2003b).

Palavras-chave: Reduca; Formação inicial; Políticas de formação docente; Mundialização da educação; Organismos internacionais.

Palavras-chave: Reduca; Formação inicial; Políticas de formação docente; Mundialização da educação; Organismos internacionais.

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Bibliographies de l'auteur

Lívia Vitória Cavadas Herdade, PPGEduc/UFRRJ

Mestranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE).

Vanessa Santana dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Mogi das Cruzes (2008). Tem experiência na área de Educação e na docência como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisa políticas educacionais em alfabetização para os anos iniciais, bem como a produção e implantação/implementação de currículos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a atuação do empresariado nas políticas de formação docente. É participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) - Unifesp coordenado pela Profa.Dra. Márcia Aparecida Jacomini e do Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (Liepe) - UFRRJ liderado pelo Prof. Dr. Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa.  

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Publiée

2022-07-22