O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939

Resumo

O artigo, derivado de pesquisa documental, objetiva compartilhar elementos que concorrem para o entendimento do processo pelo qual a GOOGLE LLC, através de sua mercadoria para a educação, o Google Workspace for Education (GWE), vai incidir nas decisões sobre políticas educacionais do Estado Integral. Fundamentamo-nos no materialismo histórico, especialmente em Gramsci, para investigar o objeto e a forma como ele atua na conformação de um trabalhador de novo tipo, influenciando a direção da educação de filhos e filhas da classe trabalhadora e impactando sua vida cotidiana e seu futuro.

Palavras-chave: Mercadoria; Capital-educador; Estado Integral; Hegemonia.

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Biografia do Autor

Lúcio Braga, Universidade Federal Fluminense

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Sonia Rummert, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado em Formação de Adultos na Universidade de Lisboa - Portugal. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Associada do Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa – Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa EJATrabalhadores (EJATrab-UFF/CNPq).

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Braga, L., & Rummert, S. . (2022). O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939