UMA ABORDAGEM INTERACIONAL DOS SABERES E DAS CULTURAS PROFISSIONAIS

Autores

  • Telmo H. Caria Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Marise Ramos Universidade Federal Fluminense

Resumo

Resumo

O artigo aborda o conceito de saber profissional no âmbito das Ciências Sociais vinculado com ao tema culturas profissionais, considerando contribuições da microssociologia, vindas da fenomenologia social e do interacionismo simbólico, em diálogo interdisciplinar com as Ciências Cognitivas e com o pensamento histórico-dialético em alguns aspectos, visando a contribuir para estudos sobre o trabalho profissional em interação social. Conclui destacando a importância de investigações empíricas sobre os elementos que interconectam tais componentes interacionais no interior do grupo profissional e sobre os efeitos das interações multiculturais na reflexividade interna desse mesmo grupo. 

Palavras-chave: saber profissional, cultura profissional, microssociologia, sociocognição

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Biografia do Autor

Telmo H. Caria, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutor em Sociologia da Educação – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Docente do Departamento de Economia e Sociologia da Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Marise Ramos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

H. Caria, T. ., & Ramos, M. (2023). UMA ABORDAGEM INTERACIONAL DOS SABERES E DAS CULTURAS PROFISSIONAIS. Revista Trabalho Necessário, 21(45), 01-24. Recuperado de https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59656