TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PAUTA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Universidade de São Paulo

Resumo

Tendo como ponto de partida estudos desenvolvidos em minha trajetória de pesquisa, o texto propõe introduzir algumas reflexões sobre os desafios teóricos presentes na relação trabalho e educação e as dificuldades na constituição do referido domínio de conhecimento. Pretende, também, analisar a pertinência e contribuição deste debate para o desenvolvimento de políticas públicas relativas à conformação do ensino médio e, em particular, do ensino médio integrado. Com esses objetivos, a partir de uma leitura crítica das Teorias da Reprodução propiciada pelas contribuições de H. Lefebvre, P. Naville e L. Tanguy, entre outros, retoma algumas formulações sobre a escola e a educação profissional, para, na sequência, discutir a proposta de educação unitária na obra de Gramsci e suas implicações à organização do ensino médio.

Palavras-chave: Educação e trabalho; ensino médio integrado; educação profissional

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Vidigal Moraes, C. S. . (2023). TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PAUTA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA. Revista Trabalho Necessário, 21(45), 01-26. Recuperado de https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59659