O DILEMA DO TEMA EMPREGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ABORDAGEM DE MICHAEL APPLE E ANTONIO GRAMSCI FRENTE À IDEOLOGIA DO “AUTO-FLAGELO EMPREGATÍCIO”.

Autores

  • Alceu Silva
  • Luiz Carlos Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6090

Resumo

O cenário contemporâneo de desemprego massivo e de intensificação da precarização do trabalho tem levado para o interior dos cursos de Educação de Jovens e Adultos o imaginário de que a escolarização média é fundamental para a qualificação profissional e a conquista de (melhores) empregos. O objetivo deste trabalho é problematizar a construção curricular da EJA frente ao interesse destes jovens e adultos em se qualificarem para o mundo do trabalho. Para isso utilizamos a teoria do currículo de Michael Apple e as contribuições da Teoria Social Marxiana de Gramsci como instrumentos teórico-metodológicos a fim de investigarmos os aspectos hegemônicos nos quais o currículo está imerso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Silva, A., & Rosa, L. C. (2009). O DILEMA DO TEMA EMPREGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ABORDAGEM DE MICHAEL APPLE E ANTONIO GRAMSCI FRENTE À IDEOLOGIA DO “AUTO-FLAGELO EMPREGATÍCIO”. Revista Trabalho Necessário, 7(9). https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6090

Edição

Seção

Artigos do Número Temático