A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV: PONTOS-CHAVE

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62174

Resumo

Busca-se discorrer sobre a Teoria da Atividade de Leontiev, a qual tem como base teórica a Teoria
Histórico-Cultural de Vigotski e, por conseguinte, o Materialismo Histórico-Dialético, de Karl Marx.
Expõe-se uma síntese da teoria, abordando seus pontos principais, como a estrutura da atividade.
Este trabalho visa auxiliar a assimilação de conhecimentos teóricos de interessados na temática.
Como procedimento metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa a partir da adoção de
pesquisa documental. Ao final desse estudo, detectou-se que a Teoria da Atividade pode ser utilizada
no contexto educacional.

 Palavra-chave: Atividade; Motivo; Sentido; Significação; Trabalho.

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Biografia do Autor

Quenizia Vieira Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Pedagoga/área Orientação Educacional do Instituto Federal do Tocantins. Membro dos grupos de estudos e pesquisa Multidisciplinar em Trabalho colaborativo - GPMTC/IFTO - e Currículo, Formação e Trabalho Docente, da UEL. 

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente. Editora da Revista Educação em Análise da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Vieira Lopes, Q., & Regina de Jesus Santos, A. (2024). A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV: PONTOS-CHAVE. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62174

Edição

Seção

Artigos do Número Temático