A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV: PONTOS-CHAVE

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62174

Résumé

Busca-se discorrer sobre a Teoria da Atividade de Leontiev, a qual tem como base teórica a Teoria
Histórico-Cultural de Vigotski e, por conseguinte, o Materialismo Histórico-Dialético, de Karl Marx.
Expõe-se uma síntese da teoria, abordando seus pontos principais, como a estrutura da atividade.
Este trabalho visa auxiliar a assimilação de conhecimentos teóricos de interessados na temática.
Como procedimento metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa a partir da adoção de
pesquisa documental. Ao final desse estudo, detectou-se que a Teoria da Atividade pode ser utilizada
no contexto educacional.

 Palavra-chave: Atividade; Motivo; Sentido; Significação; Trabalho.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Quenizia Vieira Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Pedagoga/área Orientação Educacional do Instituto Federal do Tocantins. Membro dos grupos de estudos e pesquisa Multidisciplinar em Trabalho colaborativo - GPMTC/IFTO - e Currículo, Formação e Trabalho Docente, da UEL. 

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente. Editora da Revista Educação em Análise da Universidade Estadual de Londrina.

Références

BERNARDES, M. E. M. O desenvolvimento humano e a apropriação da cultura. In: BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e aprendizagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. p. 29-77.

CAPES - Portal de Periódicos. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em 5 de março de 2024.

DUARTE, N. Formação do Indivíduo, Consciência e Alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abril/2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/a7416854-143d-4ad1-8be2-3cd16329610d/content. Acesso em 5 de março de 2024.

LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. Tradução de Andréa Maturano Longarezi e Patrícia Lopes Jorge Franco. In: LONGAREZI, Andréia Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org). Ensino Desenvolvimental: Antologia (Livro I). Tradução de Ademir Damazio et al. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 39-57.

LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Trad. de Priscila Marques.1ª ed. Bauru, SP: Mireveja, 2021.

LEONTIEV, A. N. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: Vigotskii, L.S.; Luria, A.R; Leontiev, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 59-83.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, L. M. Da concepção de homem à concepção de psiquismo. In: MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2ª Ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados. 2015. p. 31-74.

Publiée

2024-08-08

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático