MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: EXPERIÊNCIAS NA LUTA PELO ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66051Resumo
Este artigo em como objetivo refletir sobre as experiências e particularidades da formação realizada no interior do Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares (MCPVP) pelos cursos que a partir do protagonismo do Movimento Negro (MN) trabalham a questão racial. A partir da escolha pelo método histórico-dialético, foi um estudo com abordagem qualitativa que recorreu a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com os cursos pré-vestibulares populares Educafro e UNEafro.
Palavras-chave: Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares; Questão racial; acesso ao ensino superior.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Letramento, 2018.
CASTRO, Cloves Alexandre de. Cursinhos alternativos e populares: geografia das lutas. Curitiba: Appris, 2019.
DOMINGUES, Petronio. Um “templo de luz”! A Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Revista Brasileira de Educação, vol.13, n. 39, 2008.
GARCIA, Jeferson. Racismo, capital e emancipação humana: notas sobre a questão negra na tradição comunista. São Paulo: Instituto Caio Prado Junior, 2022.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2019.
LIMA, T. C. S; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál. Florianópolis, v. 10, n. especial, 2007.
LEHER, Roberto. As atuais condições da educação Superior no Brasil (Entrevista). Revista Libertas, v. 21, n. 2, p. 727-735, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/36252. Acesso em 29 de novembro de 2023.
MAIA, Eduardo José P. Geografia e cidadania nos cursos pré-vestibulares. In: XX Encontro Nacional de geógrafas e geógrafos (20 a 24 julho 2022 - virtual). Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/Geografia%20e%20Cidadania%20nos%20cursos%20pr%C3%A9_Trabalho%20Completo%20Eduardo_Maia%20(1).pdf. Acesso em 03 de março de 2025.
MARTINELLI, Maria Lúcia. O uso das abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social. In: MARTINELLI, Maria Lúcia (Org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. Série: Núcleo de pesquisa 1. São Paulo: Veras, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Vozes, 2010.
MOREIRA, Gláucia de Oliveira; FERRARESI, Flávio Henrique; CARVALHO, Emanuel M.; AMARAL, Eliana. Inclusão social e ações afirmativas no ensino superior no Brasil: para quê? 2017. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/inclusao-social-e-acoes-afirmativas-no-ensino-superior-no-brasil-para-queij. Acesso em 23 de setembro de 2023.
NASCIMENTO, Alexandre do. Do direito à universidade à universalização de direitos: o Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares e as políticas de ação afirmativa. Rio de Janeiro: Litteris. 2012.
PICO, Daniel Montañez. Marxismo Negro: pensamento descolonizador do Caribe Anglófono/Daniel Montañez Pico; Tradução: Eveline Silva. São Paulo: Editora Dandara, 2024.
SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. [e-book] Jundiaí, SP: Paco, 2014. Acesso em 05 de janeiro de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.