POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA E TRABALHO: LIÇÕES DO PASSADO E DO PRESENTE

Lucília Machado

Resumo


O artigo situa a obra Politecnia, Escola Unitária e Trabalho no percurso intelectual da autora; apresenta alguns dos desafios encontrados para realizá-la e questões que a levaram ao prosseguimento das investigações sobre esses conceitos. Trata-se de um transcurso longo, de mais de 30 anos, que requereu a seleção de alguns temas pela sua recorrência ou permanência como questões que não estão ainda resolvidas ou que permanecem por decidir. O artigo traz as principais referências bibliográficas das interlocuções estabelecidas para a produção da referida obra e discussão posterior. Ele apresenta também algumas das questões que carecem de investigações mais aprofundadas, tais como descrições sobre práticas pedagógicas que materializem a Pedagogia do Trabalho; esclarecimentos sobre diferenças entre a Pedagogia do Trabalho e as chamadas pedagogias ativas com relação à aplicação do princípio educativo da atividade; e se, como e porque o fetichismo tecnicista não se faz presente na Pedagogia do Trabalho.

Palavras-chave


Politecnia; escola unitária; princípio educativo do trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fontes de Indexação:

  

     logo_livre2.png     https://periodicos.uff.br/public/site/images/zuleidesilveira/REDIB.jpg   

Apoio:

          Resultado de imagem para abec brasil logo             

 

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Contador de visitas
Contador de visitas

acessos a partir de 21/09/2018.