POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA E TRABALHO: LIÇÕES DO PASSADO E DO PRESENTE

Auteurs

  • Lucília Machado

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8620

Mots-clés:

Politecnia, escola unitária, princípio educativo do trabalho.

Résumé

O artigo situa a obra Politecnia, Escola Unitária e Trabalho no percurso intelectual da autora; apresenta alguns dos desafios encontrados para realizá-la e questões que a levaram ao prosseguimento das investigações sobre esses conceitos. Trata-se de um transcurso longo, de mais de 30 anos, que requereu a seleção de alguns temas pela sua recorrência ou permanência como questões que não estão ainda resolvidas ou que permanecem por decidir. O artigo traz as principais referências bibliográficas das interlocuções estabelecidas para a produção da referida obra e discussão posterior. Ele apresenta também algumas das questões que carecem de investigações mais aprofundadas, tais como descrições sobre práticas pedagógicas que materializem a Pedagogia do Trabalho; esclarecimentos sobre diferenças entre a Pedagogia do Trabalho e as chamadas pedagogias ativas com relação à aplicação do princípio educativo da atividade; e se, como e porque o fetichismo tecnicista não se faz presente na Pedagogia do Trabalho.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2015-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático