FORMACIÓN DE TRABAJADORES JÓVENES Y ADULTOS EN BRASIL:

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50811

Resumen

En este artículo presentamos aspectos de las políticas educativas que constituyeron la formación de trabajadores con o sin escolaridad en Brasil, buscando resaltar el lugar social marginal que históricamente ha ocupado este tipo de educación a lo largo del siglo XX y que se extienden, con cambios menores, en el siglo 21. También tratamos de mostrar el alejamiento de estas políticas, desde una propuesta de formación de la clase trabajadora, con miras a su emancipación.

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Biografía del autor/a

Ivanir Ribeiro, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada e Licenciada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, campus Florianópolis-Continente. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – EPEJA e do Núcleo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica e avaliadora da Revista EJA em Debate. Tem experiência na área de educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem, formação de educadores e educação de jovens e adultos.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011) Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (UFSC/UNEB) Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9764085758306370) Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2021-11-12 — Actualizado el 2021-11-16

Versiones

Cómo citar

Ribeiro, I., & Lage Fernandes Laffin, M. H. . (2021). FORMACIÓN DE TRABAJADORES JÓVENES Y ADULTOS EN BRASIL:. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 75-101. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50811 (Original work published 12 de noviembre de 2021)