A PROFISSIONALIZAÇÃO GENERALIZADA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO MÉDIO

Auteurs

  • Heloise Paula Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4789-4315
  • Vagno Emygdio Machado Dias Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47185

Résumé

Este artigo visa discutir a respeito da concepção de
educação profissional na Reforma do Ensino
Médio, no intuito de compreender o sentido da inserção da profissionalização no currículo do ensino
médio regular. A metodologia consiste em discussão teórica, análise documental das normativas para
o ensino médio e pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Como proposta de intervenção,
descreve e analisa os dados obtidos com o desenvolvimento de um curso de formação, destinado à
discussão a respeito da profiss ionalização e da especialização no ensino médio regular, realizado
com os profissionais da educação de uma escola estadual em Poços de Caldas/MG.
Palavras chave : Educação Profissional e Tecnológica. Reforma do Ensino Médio.

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Bibliographies de l'auteur

Heloise Paula Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), Campus Poços de Caldas. Professora na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG,Brasil). Área de atuação: Filosofia; Educação.

Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutor em Educação (Universidade Federal de São Carlos UFSCar). Professor no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. Área de atuação:
Fundamentos de Sociologia e Fundamentos da Educação.

Publiée

2021-05-27