BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363

Résumé

presente artigo discutirá a inserção da pedagogia das Competências e das Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela via da atuação de dois agentes da sociedade civil ligados à burguesia: o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Roberto Marinho. A investigação se lançou sobre os documentos divulgados pelas duas Instituições e sobre legislações educacionais. Assim, compreendemos que a educação demandada pela burguesia nessa nova etapa do desenvolvimento capitalista compromete ainda mais a formação dos jovens em nome da adequação ao mercado de trabalho.
Palavra-chave: Competências socioemocionais; Trabalho simples; Aprendizagem; Comportamento.

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Bibliographies de l'auteur

Ramon Mendes da Costa Magalhães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Atualmente é professor do Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Carangola/MG e da rede municipal de educação de Duque de Caxias. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc-UFRRJ). Possui mestrado em Educação e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). 

Amanda Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Amanda Rodrigues tem licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (PPGeduc/UFRRJ). É membro do laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação sediado na Universidade Federal Rural do estado do rio de Janeiro. Atua como professora da educação básica das redes municipais de Itaboraí e Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro.

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Publiée

2022-07-22