RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA

Auteurs

  • MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO IFSUL-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense https://orcid.org/0000-0001-6973-908X
  • Vera Maria Vidal Peroni UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469

Résumé

Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação.

Palavras-chave: Parceria Público-privada em Educação; Política Educacional; Democratização da Educação.

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Bibliographies de l'auteur

MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, IFSUL-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Possui graduação e licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário FEEVALE (1988) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013)na linha de Gestão e Politicas Educacionais.Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, gestão educacional e escolar e formação de professores na educação básica e profissional.Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o GPRPPE/UFRGS  e o Observatório da EPT no IFSul. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul.

Vera Maria Vidal Peroni, UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação e professora convidada do curso de pós graduação em educação da UFRGS.. Participa do grupo nacional de pesquisa sobre a relação entre o público e o privado na educação. É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado. Sua pesquisa mais recente trata das "IMPLICACOES DA RELACAO PUBLICO-PRIVADA PARA A DEMOCRATIZACAO DA EDUCACAO NA AMERICA: ARGENTINA, BOLIVIA, BRASIL, CHILE, URUGUAI E VENEZUELA .

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Publiée

2022-07-22