A BARBÁRIE NEOLIBERAL E A ESCOLA: A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA UM MUNDO SEM DIREITOS E SEM EMPREGO

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57268

Résumé

O presente artigo desenvolve uma análise crítica acerca do tema da formação empreendedora que tem ganhado espaço nas discussões educacionais. O objetivo do estudo é refletir sobre a expansão do discurso empreendedor que chega à educação básica no intuito de formar trabalhadores precários e desqualificados, aptos para o descarte e o desemprego. Ancorado em autores que visam compreender o fenômeno a partir de suas contradições materiais, a pesquisa irá analisar categorias que se relacionam com o ideário neoliberal, a informalidade e a precarização que ajudam a compreender o discurso do empreendedorismo em sua totalidade. O trabalho conclui que o empreendedorismo é um novo ponto a ser considerado dentro da dinâmica da luta de classes, uma vez que aprofunda a alienação, intensifica o trabalho e oculta os mecanismos de exploração e desigualdade.

Palavra-chave: Empreendedorismo; Educação Empreendedora;  Sujeito Neoliberal; Precarização. Informalidade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Tiago Fávero de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ), Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal do Sudeste em Minas Gerais MG – Campus Santos Dumont, Minas Gerais.

Références

ACCIOLY, I.; LAMOSA, R. de A.. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 23, n. 3, 2021. Disponível em <https://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15976>. Acesso em 30 de janeiro de 2023.

ALVES, M. A.; TAVARES, M. A. A dupla face da informalidade do trabalho: “autonomia” ou precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: Educação é a base. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf>. Acesso em 30 de janeiro de 2023.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

CASARA, Rubens Roberto Rebelo. Contra a miséria neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

CATINI, C. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP. São Paulo. n. 127. out./nov./dez., 2020.

CAVALCANTI, T. M. Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidão. São Paulo: Boitempo, 2021.

CNE/CEB. Resolução CNE/CEB no 03. Altera as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 22 de novembro de 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file>. Acesso em 30 de janeiro de 2023.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FERRAZ, J. de M. Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro. São Paulo: Actual, 2021.

FERRAZ, J. de M; FERRAZ, D. L. da S. Do espírito do capitalismo ao espírito empreendedor: a consolidação das ideias acerca da prática empreendedora numa abordagem histórico-materialista. Cad. EBAPE.BR, v. 20, n. 1, Rio de Janeiro, Jan./Fev. 2022. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/85313>. Acesso em 30 de janeiro de 2023.

FRIGOTTO, G. Fazendo pelas mãos a cabeça do trabalhador: o trabalho como elemento pedagógico na formação profissional. Cadernos de Pesquisa. n. 47, nov./1983.

FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 5a ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

FRIGOTTO, G. Novos fetiches mercantis da pseudo-teoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, Juarez de; PAIVA, Lauriana Gonçalves de (Orgs.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

HAYEK, F. A. Os fundamentos da liberdade. São Paulo: Visão, 1983.

HARVEY, David. O neoliberalismo: histórica e implicações. 5ª ed. São Paulo:

Loyola, 2014.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MAGALHÃES, J. E. P.. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio. e-Mosaicos. v. 10. n. 23. jan./abr., 2021.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857 – 1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital. Livro I. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017a.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017b.

MASCARO, A. L. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

RAMOS, M. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde. v.1. 2003.

WOOD, E. M. Democracia contra Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publiée

2023-04-13