NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593Résumé
Neste artigo, problematizaremos as transformações do neoliberalismo em sua versão no século XXI, o papel do Estado e o gerencialismo a partir da incorporação de novas matrizes teóricas. As ações empresariais, no campo da educação, desenvolvem práticas que promovem a síntese entre interesse individual e interesse geral. Metodologicamente, usamos a análise de documentos produzidos pela Reduca e suas instituições membros. Nas considerações, o que se destaca, é o interesse dos empresários que financiam e atuam na educação, por intermédio de redes, alinhando-se à doutrina do mercado na América Latina.
Palavras-chave: Neoliberalismo; Gerencialismo; Educação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ABDALA, P.R.Z. Reformas continuadas na Administração Pública. Youtube. GPRPPE-UFRGS, 25 ago. 2022. Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=hbUXGukrDc0&t=3833s>. Acesso em 20 de setembro de 2022.
ABDALA, P. R. Z.; SOCARRAS; J. F. P. Reflexiones sobre la Administración pública y el Neoliberalismo en Nuestramérica, Siglo XXI. Revista Eletrônica da Administração, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2019.
BALL, S. Educação Global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa, UEPG, 2014.
BRESSER PEREIRA, L.C. A Reforma do Estado dos anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Cadernos MARE da reforma do Estado nº 1. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997.
CAETANO. M.R. Ensino Médio e Empreendedorismo na rede estadual do Rio Grande do Sul. In: BAIRROS, M; MARCHAND, P. (org). Ensino Médio: desafios e contradições. 1ª edição. V. 1. Porto Alegre: Cirkula, 2020.
CAETANO. M.R.; RUIZ.S.L; SANTOS.A.R. Reformas educativas y redes globales para la educación Latinoamericana. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 56, abr./jun. 2020.
CAETANO.M.R. Redes globais e educação: A Rede Latino Americana da sociedade civil para a educação - REDUCA. Cadernos ANPAE, v. 41, 2016.
CHESNAIS, F. A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2004.
COSTA, M. de O.; CAETANO, M. R. Um novo ethos educacional no ensino médio: da formação integral ao empreendedorismo. Revista Exitus, v. 11, n. 1, 2021.Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1655. Acesso em 26 de setembro de 2022.
DARDOT, P; LAVAL, C. A nova Razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DARDOT, P; LAVAL, C. Anatomia do novo neoliberalismo. IHU online, UNISINOS, São Leopoldo, 25 jul. 2019.
EVANGELISTA.O; S.A.K. O Plano Nacional de Educação sou eu. Eu quem? Opinião. Universidade a Esquerda. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/coluna/o-plano-nacional-de-educacao-sou-eu-eu-quem/
FRIGOTTO, G. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez, 1994.
LAMOSA, R. A nova ofensiva do capital na América Latina: Todos pela Educação? Anpuh 2017. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1489967747_ARQUIVO_TextocompletoANPUH2017.pdf . Acesso em 6 de fevereiro de 2023.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
LAVAL, C; DARDOT, P. La pesadilla que no acaba nunca. Barcelona: GEDISA,2017.
MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2007.
MACHADO, G. Reinventando o estado. Uma reflexão sobre as ideias de Osborne. Salvador: FLEM, 2001.
MORALES, C. A. Nem privado nem estatal: em busca de uma nova estratégia para a provisão de serviços públicos. Revista do Serviço Público, ano 49, n. 4, out./dez. 1998.
MONTAÑO, C. O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Pontifícia Universidade de São Paulo: 2001. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v8_carlos_montano.pdf> Acesso em 03 de agosto de 2022.
OSBORNE, D; GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Tradução de Sérgio Fernando Guarischi Bath e Ewandro Magalhães Jr. Brasília: MH Comunicação, 1994.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; LIMA, P. V. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Retratos da Escola, v. 11, n. 21, jul./dez. 2017.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, 2019.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; VALIM, P. L. Neoliberalismo e Neoconservadorismo nas políticas educacionais para a formação da juventude brasileira. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 36, 2021.
PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Del homo o economicus al homo redemptoris:
Emprendimiento y Nuevo Neo-liberalismo. Otra Economía, v. IV, n. 6. 2010. Disponível em: . Acesso em 13 de maio 2020.
PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Un nuevo neo-liberalismo. Emprendimiento y nueva administración de “lo público”. Revista Administración & Desarrollo, Bogotá D. C., n. 49, Primer semestre, jun. 2008a.
PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Nueva gramática del Nel-liberalismo: Itinerarios teóricos,trayectorias intelectuales, claves ideológicas. Bogotá: Universidade Nacional de Colombia, Faculdad de Derecho, Ciencias Politicas y Sociales, 2008b.
REDUCA. Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação: Declaração de Brasília, 2011. Disponível em: http://www.reducaal.net/narrativa_red/archivos/DeclaraciondeBrasilia.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2019.
REDUCA. Posicionamento da Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação no Encontro Mundial Educação para Todos (GEM), 2014. Disponível em: https://issuu.com/camilopinto/docs/posicionamento_reduca_reuniao_unes. Acesso em 10 de fevereiro de 2022.
REDUCA. Declaração da Rede Latino-americana de organizações da Sociedade Civil pela Educação posterior a Cúpula das Américas, 2015. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1506/declaracao-da-reduca-posterior-a-cupula-das--americas-2015. Acesso em 9 de fevereiro de 2023.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.
SEITZ, K; MARTENS, J. Philanthrolateralism: Private Funding and Corporate Influence in the United Nations, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319397729_Philanthrolateralism_Private_Funding_and_Corporate_Influence_in_the_United_Nations. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação Já 2022. contribuições para a construção de uma agenda sistêmica na Educação Básica brasileira. Versão 2. Abril de 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/04/educacaoja2022-abril02-todospelaeducacao.pdf. Acesso em 20 de maio de 2022.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.