NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593

Resumo

Neste artigo, problematizaremos as transformações do neoliberalismo em sua versão no século XXI, o papel do Estado e o gerencialismo a partir da incorporação de novas matrizes teóricas. As ações empresariais, no campo da educação, desenvolvem práticas que promovem a síntese entre interesse individual e interesse geral. Metodologicamente, usamos a análise de documentos produzidos pela Reduca e suas instituições membros. Nas considerações, o que se destaca, é o interesse dos empresários que financiam e atuam na educação, por intermédio de redes, alinhando-se à doutrina do mercado na América Latina.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Gerencialismo; Educação.

 

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Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Brasil). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense -IFSul - Campus Sapucaia do Sul e do Mestrado ProfEPT - Campus Charqueadas, Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Caetano, M. R. . (2023). NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-19. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593