MUNDIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Auteurs

  • Camila Souza

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.11i17.p8454

Mots-clés:

Educação, organismos internacionais, responsabilidade social.

Résumé

Esse trabalho analisa a influência das formulações dos organismos internacionais nas políticas educacionais e suas relações com a atuação empresarial no meio educacional, evidenciando a responsabilidade social como um movimento organizado mundialmente. A perspectiva epistemológica é o materialismo histórico e o referencial teórico-metodológico é baseado nas formulações de Antonio Gramsci, que contribuem na análise de como os organismos internacionais atuam nas relações de hegemonia construindo uma nova sociabilidade capaz de manter a coesão social. As análises confirmam que os organismos internacionais atuam enquanto verdadeiros aparelhos privados de hegemonia da burguesia mundial capazes de induzir políticas públicas fundamentadas na teoria do capital humano e na ideologia da sociedade do conhecimento, concebendo o investimento em educação como incremento para a competitividade global. Ou seja, consolidam uma (con)formação voltada para o capital que reafirma os princípios da responsabilidade social e legitima a mundialização da educação nos moldes de um capitalismo de face humanizada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático