EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Alessandra Schueler

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8594

Mots-clés:

Educação, experiência, história da educação.

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de destacar as contribuições da obra historiográfica de Edward Palmer Thompson para o ensino e a pesquisa no campo educacional, e, mais especificamente, para a área de História da Educação. Privilegio o enfoque sobre alguns aspectos de sua trajetória profissional e de sua prática teórica ativa no âmbito do materialismo histórico e da História Social inglesa, destacando algumas de suas reflexões sobre história, cultura, experiência, educação e emancipação. A produção do autor tem importância fundamental para os estudos que buscam compreender os processos históricos e as práticas educativas, as experiências e as lutas pela emancipação humana e a transformação social e política.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2014-06-30