O entre-lugar para pensar o mal-estar da categoria cinema nação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Liliane Mutti Reis Souza

Resumo

Como olhar os cinemas africanos sem cair na armadilha da categorização do cinema nação? A partir do curta-metragem A Corda e do documentário O Marinheiro das Montanhas, o texto traz uma análise das experiências desses dois filmes como manifestações de “narrativas da dissolução”. Pode o cinema feito às margens da indústria anglosaxônica e/ou do discurso eurocêntrico, seja ele moçambicano ou brasileiro-argelino, carregar um olhar de autor que transcende o lugar de onde se fala? Através de reflexões provocadas no FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, busco localizar esse “entre-lugar”, onde haveria a manifestação estético-criativa do.a  autor.a em diálogo com a força da experiência que age sobre a obra, marcada pelas origens do/a  realizador/a. 




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LILIANE MUTTI REIS SOUZA. O entre-lugar para pensar o mal-estar da categoria cinema nação. A Barca, v. 1, n. 2, 24 jan. 2024.
Seção
Dossiê - Seção Livre