O entre-lugar para pensar o mal-estar da categoria cinema nação

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Liliane Mutti Reis Souza

Resumo

Como olhar os cinemas africanos sem cair na armadilha da categorização do cinema nação? A partir do curta-metragem A Corda e do documentário O Marinheiro das Montanhas, o texto traz uma análise das experiências desses dois filmes como manifestações de “narrativas da dissolução”. Pode o cinema feito às margens da indústria anglosaxônica e/ou do discurso eurocêntrico, seja ele moçambicano ou brasileiro-argelino, carregar um olhar de autor que transcende o lugar de onde se fala? Através de reflexões provocadas no FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, busco localizar esse “entre-lugar”, onde haveria a manifestação estético-criativa do.a  autor.a em diálogo com a força da experiência que age sobre a obra, marcada pelas origens do/a  realizador/a. 




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Seção

Dossiê - Seção Livre

Como Citar

O entre-lugar para pensar o mal-estar da categoria cinema nação. A Barca, [S. l.], v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.22409/abarca.v1i2.59560. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/59560. Acesso em: 5 dez. 2025.