Antropolitica - Revista Contemporanea de Antropologia

A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas, relevantes para o campo da Antropologia e das Ciências Sociais.

Com periodicidade semestral, cada número é composto por um Dossiê temático, organizado por um docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, uma seção de artigos de temática livre, uma seção recentemente inaugurada com o título de Olhares Cruzados, com o propósito de abrigar artigos que contribuam para a refl exão sobre diálogos internacionais e uma quarta, composta por resenhas.

Todas as colaborações recebidas serão submetidas a pareceristas. Entretanto, os colaboradores interessados deverão submeter seus artigos de acordo com as normas de publicação científica (6022/2003 e 6021/2003). Poderão ser publicados textos escritos originalmente em espanhol, francês ou inglês, exceto aqueles que não forem inéditos. Nesse caso, o artigo deverá ser traduzido para o português.

A Revista Antropolítica, qualificada como A2 pela Capes desde 2013, está em processo de inserção nos principais diretórios e indexadores nacionais e internacionais que contemplam as Ciências Sociais e, em particular, a Antropologia.

Até o momento, a Antropolítica está nos seguintes diretórios:

DOAJ

LatIndex

Livre!

Periódicos Capes

Periódicos UFF

SEER IBICT

Sumarios.org

 

Métricas de citação:

Índice h5

Notícias

 

Chamada para Dossiê "Pesquisa em Direito na Perspectiva Empírica: Práticas, Saberes e Moralidades"

 

Encontra-se aberta, até o dia 12 de agosto de 2020, a chamada para envio de artigos para integrar o Dossiê "Pesquisa em Direito na Perspectiva Empírica: Práticas, Saberes e Moralidades" no número 51 da Revista Antropolítica, vinculada ao PPGA/UFF.

Estaremos recepcionando no presente dossiê pesquisas qualitativas e, especialmente, artigos etnográficos, que coloquem sob descrição e analisem o funcionamento das instituições do sistema de justiça, brasileiro ou estrangeiro,partindo da perspectiva de que o direito, nas sociedades contemporâneas, não está restrito ao campo normativo, podendo ser tomado como um objeto empírico, possível de ser estudado como um instrumento de controle social que se revela em pelo menos duas dimensões: (1) o plano das práticas e/ou rituais próprios do campo jurídico; (2) e o plano das estruturas discursivas, que dão sentido às representações e orientam as condutas dos atores que operam o campo.
 
Publicado: 2020-05-14 Mais...
 

Chamada para Dossiê “Mercados Informais/Ilegais, Ilegalismos e a Regulação pela Violência”

 

PRAZO ESTENDIDO!

Encontra-se aberta, até o dia 14 de maio de 2020, a chamada para envio de artigos para integrar o Dossiê “Mercados Informais/Ilegais, Ilegalismos e a Regulação pela Violência” no número 50 da Revista Antropolítica, vinculada ao PPGA/UFF.

Estaremos recepcionando no presente dossiê artigos etnográficos que coloquem sob descrição e analisem empiricamente o funcionamento ou emergência de mercados informais, ilegais e ilícitos (ilegalismos). Tais mercados podem ser entendidos tanto como espaços concretos reservados a determinadas operações e práticas que ponham em circulação pessoas e mercadorias, ou como um conjunto de relações de trocas e circulação de valores morais. Nos interessa particularmente reflexões acerca das regulações desses mercados a partir da utilização da violência (potencial e efetiva), como também simbólica.

 
Publicado: 2020-03-05 Mais...
 
Outras notícias...

n. 49 (2020)


Capa da revista